Doenças fatais são mais prováveis em pacientes bipolares

Correlação foi estabelecida com análise de 331 mil pacientes. Não está claro para os médicos por que o elo parece existir. Pessoas que sofrem de transtorno bipolar estão sob risco de uma série de doenças fatais, de acordo com uma revisão de 17 estudos envolvendo mais de 331 mil pacientes. Os pesquisadores, em artigo publicado na edição de fevereiro do "Psychiatric Services", examinaram estudos de pacientes cujos transtornos bipolares eram sérios o bastante para requerer hospitalização. A mortalidade nesses pacientes era de 35 a 200% maior do que em grupos de comparação.

Nos estudos maiores, quase toda causa de morte era maior entre pacientes bipolares: cardiovascular, respiratória, cerebrovascular (incluindo derrames) e endócrina (como diabetes). Nos estudos menores, a mortalidade por doenças cerebrovasculares era maior entre bipolares, mas eles mostravam resultados inconsistentes – provavelmente por usarem amostras menores ou populações menos representativas. Diversos sinalizadores de inflamação – um frequente precursor de ataques cardíacos e derrames – são mais vistos em pacientes bipolares do que em outros. O stress crônico do transtorno bipolar pode levar a síndrome metabólica e arteriosclerose, ou à resistência a insulina, que aumenta o risco de morte súbita cardíaca. E medicações psiquiátricas, por muitas vezes levarem a ganho de peso, podem aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Wayne Katon, professor de psiquiatria da Universidade de Washington e co-autor do estudo, disse que os pacientes psiquiátricos e suas famílias devem tentar se assegurar de que estão recebendo um bom tratamento médico. "A boa medicina", disse ele, "significa integrar a saúde mental ao bom atendimento médico." (fonte: 'New York Times', por Nicholas Bakalar, 04 de março de 2009)

Comentários

Postagens mais visitadas