Alguns números relevantes sobre o Transtorno Bipolar:


- Estima-se que cerca de 15 milhões de brasileiros sejam portadores dão Transtorno Bipolar.


- Estima-se que 1% à 3% da população mundial seja portadora do Transtorno Bipolar.


- 50% dos portadores apresentam pelo menos um familiar afetado, e filhos de portadores apresentam risco aumentado de apresentar a doença, quando comparados com a população geral.


- Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990, evidenciaram que o transtorno Bipolar foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo.


- Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.


- Estima-se que até 50% dos portadores do Transtorno Bipolar tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15 % efetivamente o cometem.


- Doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores do Transtorno Bipolar do que na população geral.


- Maior associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do Transtorno Bipolar, piora a adesão ao tratamento e aumenta em suas vezes o risco de suicídio.

Comentários

Postagens mais visitadas