CAMPANHA - Na tela: combate ao estigma em saúde mental

Rede Globo veicula campanha produzida pela Associação Brasileira de Psiquiatria através do programa ABP Comunidade

É bastante provável que, quando ler este texto, você já tenha assistido ao vídeo da campanha “Eu tenho”, produzido pela Associação Brasileira de Psiquiatria e veiculado pela maior rede de televisão do país. A rede Globo mantém em sua grade de programação o espaço Globo Comunidade, que promove a inserção de pequenas peças educativas sobre temas de interesse público.

O vídeo, que foi apresentado na Assembléia de Delegados de 2007 e na abertura do XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Porto Alegre, enfatiza que os transtornos mentais são freqüentes, tratáveis e devem receber atenção como todas as outras doenças. A campanha foi produzida pelo Programa ABP Comunidade e teve colaboração de médicos, pacientes e profissionais de comunicação.

Segundo o presidente da ABP, João Alberto Carvalho, a exposição da campanha é benéfica principalmente para os pacientes. “O projeto foi aceito de imediato pela direção da emissora. Isso mostra como começa a existir uma percepção sobre a importância da saúde mental no Brasil”. O acordo, feito sem custo algum para a ABP, prevê no mínimo 15 inserções diárias em rede nacional.

O gerente de projetos sociais da rede Globo, Flávio Oliveira, foi o responsável pela análise do material enviado pela ABP. Ele comentou o conteúdo da campanha. “Ficaremos felizes em poder contribuir com o combate ao estigma. Espero que tenham sucesso na iniciativa”, declarou.

O vídeo, em trinta segundos, profissionais de diversas áreas falam: “eu tenho”. O locutor explica a alta incidência dos transtornos mentais e a importância de procurar atendimento. O vídeo termina de forma esclarecedora: “Não tenha receio de procurar ajuda. Você tem o direito de ser feliz”.

Clique aqui e assista ao vídeo da campanha “Eu tenho”

Comentários

Postagens mais visitadas