Bipolaridade: especialista alerta para aumento de casos

O número de crianças e adolescentes norte-americanas com transtorno bipolar aumentou 40 vezes, de 1994 a 2003 (fonte: Yahoo Brasil, seção: Ciência & Saúde , SP)

O psiquiatra brasileiro Prof. Dr. Jair C. Soares, radicado nos Estados Unidos, vem ao Brasil no final de novembro para iniciar atividades em sua clínica especializada em transtorno bipolar, depressão e transtornos de ansiedade. Ele traz números como alarmantes do crescimento do diagnóstico de transtorno bipolar entre jovens norte-americanos.

O número de crianças e adolescentes norte-americanas com transtorno bipolar aumentou quarenta vezes, de 1994 a 2003. "Muitos especialistas afirmam que este salto mostra que os médicos estão diagnosticando mais agressivamente o transtorno bipolar em crianças, o que não significa que a incidência está aumentando, mas surpreende", observa o psiquiatra.

O transtorno bipolar é caracterizado por extremas mudanças de humor, que podem incluir raiva, depressão e alegria. Até pouco tempo, pensava-se que a patologia ocorria exclusivamente em adultos. Mas, nos anos 90, psiquiatras começaram a observar mais atentamente os sintomas do transtorno em pacientes mais jovens.Alguns especialistas dizem que a maior conscientização, refletida no aumento dos diagnósticos, permite que jovens pacientes com o transtorno obtenham o tratamento mais precocemente, o que se refletirá positivamente em sua qualidade de vida.Pesquisadores de New York (EUA), Maryland (EUA) e Madri (Espanha) analisaram um Centro Nacional para Estatística de Saúde, calcularam o número de visitas nas quais os médicos registraram o diagnóstico de transtorno bipolar e encontraram um aumento de 20 mil, em 1994, para 80 mil, em 2003, sobre 1% da população com menos de 20 anos de idade.

Amadurecimento - o aumento nos diagnósticos mostra que a psiquiatria está amadurecendo no reconhecimento do transtorno bipolar em crianças. Mas, é preciso tomar cuidado para não confundir esta doença com outros problemas e ainda é preciso amadurecer alguns conceitos. Hoje, por exemplo, não se sabe como diagnosticar precisamente este transtorno, ou se os pacientes diagnosticados nas idades de 5, 6 ou 7 anos serão adultos com esta doença. Pesquisadores têm observado que muitas crianças, qualificadas para este diagnóstico, não desenvolvem as características clássicas do transtorno bipolar em adultos, como manias, e mais provavelmente se tornem deprimidos.Estudo publicado em setembro de 2006, no The Archive of General Psychiatry, mostra que o transtorno se tornou mais comum em crianças do que a depressão, que 2/3 dos pacientes são meninos e que metade dos pacientes identificados têm outros transtornos psiquiátricos, como déficit de atenção. O tratamento das crianças com transtorno bipolar, quase sempre, incluem medicação. A maioria toma uma combinação de duas ou mais drogas e quatro em dez fazem psicoterapia. "Os esquemas terapêuticos são similares aos adotados para adultos", finaliza Soares.

Comentários

Postagens mais visitadas