Fase MANÍACA . Essa fase eu entendendo um pouco mais...
-O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva.
-Elevação da auto-estima.
-Sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como ser 'Santa' por exemplo.
-Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico.
-Diminuição da necessidade de sono.
-O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente.
-O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento.
-Aumento do interesse e da atividade sexual.
-Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável.
-Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso.
-Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.
Exemplo de como um paciente se sente:
"Eu me sentia muito bem, realmente ótima. Na verdade quase invencível. Eu me sentia sem limites para minhas capacidades e energia. Poderia até passar dias sem dormir. Ficava cheia de idéias, planos, conquistas e me sentia super frustrada se a incapacidade dos outros não me deixasse ir além. Mal acabava de expressar uma idéia e já estava falando de um outro assunto. Em alguns momentos ficava aborrecida para valer. Mas com a mesma rapidez que ficava aborrecida, esquecia o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. Não ficava intimidada com qualquer forma de ameaça, não reconhecia qualquer forma de autoridade ou posição superior a minha."
Comentários
Realmente é muito complicado conseguir convencer uma pessoa na fase maníaca ela precisa de tratamento, pois a mesma se sente potente, altamente inteligente e com uma sabedoria privilegiada. Na cabeça dela o problema está nos outros, jamais com ela.
Só que ela não fica constantemente na mania, ela fica cilando (tem crise, passa a crise, tem crise ainda mais forte, passa a crise,...) e no momento que ela sair da crise maníaca é mais fácil explicar sobre a necessidade do tratamento. É muito importante explicar com clareza o que está acontecendo e informar que existe tratamento. Nesse momento a família tem papel fundamental! A família deve ser forte e procurar médicos psiquiatras (com referencia) para o começo imediato do tratamento. O APOIO DOS FAMILIARES É FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO!
A respeito das seqüelas, se a pessoa é tratada logo nas suas primeiras crises as seqüelas serão mínimas. IMPORTANTE, o tratamento deve ser rápido, pois a Bipolaridade é uma doença neurodegenerativa, ou seja, há perda de neurônios e áreas de afinamento do Córtex Cerebral.
Espero ter ajudado!
Abraços, Juliana
"Como pacientes com bipolaridade e seus familiares podem obter ajuda?"
Abraços, Julina