Fase MANÍACA . Essa fase eu entendendo um pouco mais...

Alguns sintomas desta fase:

-O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva.

-Elevação da auto-estima.

-Sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como ser 'Santa' por exemplo.

-Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico.

-Diminuição da necessidade de sono.

-O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente.

-O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento.

-Aumento do interesse e da atividade sexual.

-Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável.

-Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso.

-Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.


Exemplo de como um paciente se sente:

"Eu me sentia muito bem, realmente ótima. Na verdade quase invencível. Eu me sentia sem limites para minhas capacidades e energia. Poderia até passar dias sem dormir. Ficava cheia de idéias, planos, conquistas e me sentia super frustrada se a incapacidade dos outros não me deixasse ir além. Mal acabava de expressar uma idéia e já estava falando de um outro assunto. Em alguns momentos ficava aborrecida para valer. Mas com a mesma rapidez que ficava aborrecida, esquecia o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. Não ficava intimidada com qualquer forma de ameaça, não reconhecia qualquer forma de autoridade ou posição superior a minha."

Comentários

Como faço para convencer um bipolar durante a fase da "mania", aceitar que ele está doente e tem que se tratar? A pessoa consegue voltar a normalidade ou fica alguma sequela?
Juliana disse…
Olá Carla! Primeiramente gostaria de agradecer muito suas perguntas. Vamos lá...

Realmente é muito complicado conseguir convencer uma pessoa na fase maníaca ela precisa de tratamento, pois a mesma se sente potente, altamente inteligente e com uma sabedoria privilegiada. Na cabeça dela o problema está nos outros, jamais com ela.

Só que ela não fica constantemente na mania, ela fica cilando (tem crise, passa a crise, tem crise ainda mais forte, passa a crise,...) e no momento que ela sair da crise maníaca é mais fácil explicar sobre a necessidade do tratamento. É muito importante explicar com clareza o que está acontecendo e informar que existe tratamento. Nesse momento a família tem papel fundamental! A família deve ser forte e procurar médicos psiquiatras (com referencia) para o começo imediato do tratamento. O APOIO DOS FAMILIARES É FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO!


A respeito das seqüelas, se a pessoa é tratada logo nas suas primeiras crises as seqüelas serão mínimas. IMPORTANTE, o tratamento deve ser rápido, pois a Bipolaridade é uma doença neurodegenerativa, ou seja, há perda de neurônios e áreas de afinamento do Córtex Cerebral.

Espero ter ajudado!
Abraços, Juliana
Juliana disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse…
Olá Carla! Acho que a matéria colocada hoje poderá ajudar:
"Como pacientes com bipolaridade e seus familiares podem obter ajuda?"

Abraços, Julina
Paula disse…
Uma pessoa que reage impulsivamente, quando essa mesma pessoa está bem e derrepente fica mal (ou seja fica num estado aparentemente maníaco) pode-se tratar de que tipo de perturbação?
Anônimo disse…
Minha irma so desenvolveu a fase maniaca e nunca a depressiva o que devo fazer?
Unknown disse…
Eu sou bipolar, já estive na fase maníaca e eu agora estou na fase depressiva, eu não sinto nada. Eu faço tratamento. Eu gostaria de saber se tem como induzir a mania. Pois foi a fase mais feliz da minha vida. Eu sentia tudo. Era como se o mundo fosse eu e eu fosse o mundo todo, era um sentimento de euforia profundo. Só quem já passou pra saber como é. Nada te atinge.
Anônimo disse…
Me sinto ótima com a fase maníaca, mas ocorre realmente tudo que dizem... Gasto dinheiro excessivo, principalmente com álcool, sinto que nada pode me abalar; o que, diferente da fase depressiva, ficaria péssima... chorando sem motivo algum, até me cortando como forma de alívio por pressões familiares ou brigas familiares. Brigas familiares me afetam demais... mas na fase maníaca parece que eu não ligo, não sinto algo ruim... eu vou levando, enquanto que na fase depressiva eu estaria num estado "vegetativo". Não querer fazer nada, dormir o dia todo, não comer por estar com sono, tristeza e um sentimento de vazio ao mesmo tempo. Fico pensando, agora que me sinto bem, quanto tempo vai levar pra outra eu voltar... é assim que falo, pois sei que não vai durar muito tempo. Parece que mesmo não ligando pra muitas coisas sérias que estão acontecendo no momento, a cada coisa que acontece eu fico "enfraquecida" da fase maníaca, e uma hora eu volto a me sentir um nada. Porque me sinto inútil, sem desejos e vontades nenhuma.

Postagens mais visitadas